Minha lista de blogs

quarta-feira, 29 de julho de 2015

O MILAGRE de NOSSA SENHORA de ITATÍ (Argentina, sec. XVI)


Itatí é uma cidade da província de Corrientes, Argentina. Nesta pequena cidade, a partir de 1938, foi erguida a imponente Basílica de Nossa Senhora de Itatí, em homenagem à Virgem Maria.

O culto da Virgem de Itatí remonta ao século XVI, quando o missionário jesuíta, Luis Bolaños e os índios nativos que ele havia convertido, foram salvos de um ataque indígena, graças à intervenção da Virgem, um dos milagres mais notáveis, desta invocação, ocorrido em 1748: o grupo de indígenas visando conquistar, saquear e destruir o povoado, ao chegar a Itatí, foi impedido de avançar, pois ampla e profunda vala se abriu no rio Yaguari. Os assaltadores se retiraram, apavorados, diante de semelhante proteção. Depois, acudiram à capela para agradecer a sua Padroeira.

A Virgem de Itatí é conhecida por suas transfigurações. A primeira teria acontecido durante a Semana Santa de 1624 e teria durado muitos dias. Segundo o Fray Luis de Gamarra, “Houve extraordinária transformação no rosto dela, que era de uma beleza jamais vista”.

A imagem da Virgem de Itatí foi coroada em 16 de julho de 1900, por vontade do Papa Leão XIII. Sempre, no dia 9 de julho, data em que se comemora a independência da Argentina (1816), acontece a maior peregrinação ao santuário de Nossa Senhora de Itatí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário