Minha lista de blogs

sábado, 28 de dezembro de 2019

Beata viscera


Perotin também era conhecido como Perotinus, Magister Perotinus ou Perotinus Magnus. Ele foi um compositor francês do período medieval; um dos poucos compositores da época cujo nome foi registrado na história e ele parece ter sido mais ativo musicalmente durante 1195-1230.
Perotin escreveu organum, uma forma inicial de contraponto e música sacra no estilo Ars Antiqua. Ele também foi um dos primeiros compositores registrados a usar polifonia em suas composições e diz-se que influenciou o desenvolvimento do motete.
Acredita-se que ele tenha estudado com Leonin; ambos são reconhecidos como membros da parisiense da Escola Notre Dame. Perotin editou o Magnus Liber Organi, uma coleção de organum de Leonin.

letra:
1. Beata viscera Marie virginis cuius ad ubera rex magni nominis;
veste sub altera vim celans numinis dictavit federa Dei et hominis.
Ref: O mira novitas et novum gaudium, matris integrita post puerperium.
2. Populus gentium sedens in tenebris surgit ad gaudium partus tam celebris: Iudea tedium fovet in latebris, cor gerens conscium delicet funebris.
Ref: O mira novitas et novum gaudium, matris integrita post puerperium.

Tradução (Artur Castro):
Bendito o ventre da Virgem Maria, de cujo seio o Rei de Nome eminente, ocultando, sob disfarce alterado, a força da natureza divina, selou um pacto entre Deus e o homem.
Ref: O surpreendente novidade e alegria incomum de uma mãe ainda pura após o parto.
2. As pessoas das nações que se amontoam na escuridão se levantam na alegria de um nascimento tão celebrado. A Judéia nutre seu ressentimento nas sombras, seu coração tem conhecimento do crime fatal.
Ref: O surpreendente novidade e alegria incomum de uma mãe ainda pura após o parto.

Contrapunctus Early Music - A High Voices Ensemble
David E. A. Acres, Director
www.Contrapunctus-EM.com
Recorded Live at The Cathedral of St. John the Evangelist, Cleveland, Ohio

Solo: Dawn Durdella

Nenhum comentário:

Postar um comentário