Minha lista de blogs

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

A História do Santuário de Nossa Senhora de Verdelais - Consoladora dos Aflitos (ano - 1099)

 


No sudeste de Bordeaux (França), encontra-se o santuário de Nossa Senhora de Verdelais, consoladora dos aflitos. Sua história tem quase mil anos.

Na sexta-feira, 15 de julho de 1099, às 3h da tarde, em memória da crucificação, os cruzados atacaram os muros de Jerusalém. Géraud de Grave, cavaleiro de Saint-Macaire, na Aquitânia, participava da batalha. Ele faz um juramento: se saísse ileso, construiria um oratório para Nossa Senhora.

Em Jerusalém, retomada pelos muçulmanos, Géraud encontrou um ícone da Virgem com o Menino Jesus. Levou, então, aquele ícone de volta ao Ocidente. Retornando à casa, retirou-se numa densa floresta, onde os cultos pagãos subsistiam. Naquele sítio construiu um oratório, instalou o ícone da Virgem Santa e lá permaneceu, retirado, como eremita. Este fato deu início a um lugar de vida religiosa e de devoção popular à Virgem Maria, que dura até hoje.

Por 900 anos, nada impediu o povo de Deus que reconstruísse o santuário que receberia o nome de “Maria Consoladora dos aflitos”. A estátua da Virgem, que substitui o ícone original, manteve-se escondida em duas ocasiões: na Guerra dos Cem Anos e nas guerras de Religião e foi milagrosamente encontrada; na primeira vez, por uma mula, e na segunda, por um boi.

Pois, lá, os fiéis não são enganados: em Verdelais, a Santíssima Virgem ouve o seu povo. Os ex-votos que cobrem as paredes da basílica são testemunhas. Enquanto alguns são muito antigos, outros foram colocados nos últimos anos.

Hoje, a comunidade dos fiéis ora pela salvaguarda do santuário e para que uma presença sacerdotal seja sempre mantida, no local. Confiantes naquela que nunca os abandonou, os cristãos de Verdelais rezam à sua protetora, com um fervor, cada vez mais vigoroso.

L’équipe de Marie de Nazareth.


Nenhum comentário:

Postar um comentário