Minha lista de blogs

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Robert Schuman e a Virgem Maria !!!

 


Robert Schuman (1886-1963) foi um homem de Estado, francês, que se tornou Ministro das Finanças, em 1946, num momento muito difícil, quando da reconstrução do seu país. Em agosto de 1948, tornou-se encarregado das Relações Exteriores e sonhava com a unidade europeia:

“A Europa não se fará de um golpe, nem numa construção de conjunto: far-se-á por meio de realizações concretas que criem, em primeiro lugar, uma solidariedade de fato”. Toda a sua vida chega ao ápice no dia 9 de maio de 1950, quando ele deu a conhecer ao mundo a famosa “Declaração”, que constitui o ato de nascimento da Europa comunitária, a Europa unida.

“A Europa não é uma negação da pátria”, diz Robert Schuman. “Assim como a pátria não é uma negação da província natal”. Para Robert Schuman a Europa é, afinal, a realização de uma democracia generalizada, no sentido cristão da palavra. Em 1958, ele foi eleito, por unanimidade, Presidente da Assembleia parlamentar europeia, em Estrasburgo. O chanceler alemão Adenauer dizia que “foi graças à sua sabedoria e à sua coragem, que os fundamentos da reconciliação entre nossos dois povos e a construção de uma Europa unida foram implantados”.

Após os responsos fúnebres de suas exéquias, na Catedral de Metz, o féretro foi levado aos pés da Virgem, pois, Robert Schuman tinha grande veneração pela Mãe de Deus, deferência influenciada pelo aprendizado recebido através dos escritos do Padre Luiz Maria Grignion de Montfort, como costumava dizer.

Por Jeanne Tallier, na revista francesa « l'Etoile » N°162, de la Légion de Marie (Legião de Maria).


Nenhum comentário:

Postar um comentário