Minha lista de blogs

sábado, 14 de janeiro de 2012

CANTUS GREGORIANUS: Divina Origem e Unificação da vida da Igreja !!!

A tradição nos ensina que o canto gregoriano foi de inspiração "divina" ao grande Papa Gregório Magno e por isso é representado por uma pomba ao ouvido deste, que transcrevia as músicas que lhe eram ditadas. Este episódio na verdade se deu quando o santo considerava seu fascínio pela música profana e se perguntava se poderia, como Davi, consagrar a música ao serviço de Deus.

Uma noite teve uma visão na qual a Igreja lhe aparecia sob a forma de uma musa, escrevendo melodias e reunindo seus filhos sobre as dobras do manto, onde estava descrita a arte da música, com todas as suas formas e tons, notas, neumas, compassos e harmonias. E rezou à Deus para que pudesse recompilar tudo o que tinha testemunhado em sonho. 

Ao acordar apareceu-lhe uma pomba que lhe ditou as referidas composições musicais com as quais enriqueceu a liturgia da Sancta Igreja de Cristo até os momentos atuais.

Portanto, o Canto Gregoriano atualmente está sendo resgatado pelo atual Santo Papa Bento XVI, por ser o nosso precioso tesouro milenarrecebido do próprio Deus. Desta forma, não pode sofrer distorções, no máximo deve sofrer adaptações pretinentes ao homem moderno, mas sem perder suas principais características e identidade.

Por isso, muitas paróquias e institutos religiosos desobedecem (muitas vezes por ignorância) ao famoso Concílio Vaticano II que nunca extinguiu ou substituiu o cantochão em latim pelo profano-mundano-sentimentalista de hoje, que culmina tal iorreverência com o uso de bateria e guitarra, pra adaptara Sancta Missa à juventude ou aos mais festivos em qualquer idade. Festividade esta que não combina com a visão de muitos santos que viram Nossa Senhora participar misticamente de todas as Missas no mundo, em qualquer lugar ou hora, sempre de joelhos e com sofrimento testemunhado pelas lágrimas em seus sagrados olhos.

Santa Maria, Mãe de Deus, fazei que o profano saia da Igreja e retornemos ao verdadeiro canto sagrado da igreja, não aguento mais tantas palmas romano-judaicas celebrando a maldade que fizeram ao teu Divino Filho !!! Rogai por nós !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário