Minha lista de blogs

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A Dança Liturgica, o Rei DAVI e o Bezerro de Ouro !!!!

Analisando-se as duas situações envolvendo "DANÇA" no Antigo Testamento, conforme reprodução abaixo, verificamos que as circunstâncias da primeira, dançada exclusivamente pelo Rei DAVI tem conotação totalmente diferente da emanada do povo conduzido por MOISÉS, que sob a liderança da AARÃO construiram um Bezerro de Ouro.

O evento de DAVI estava ligada ao transporte da ARCA da ALIANÇA e sua dança foi executada durante o transporte da mesma, não tendo sido dançada no templo que havia sido erigido para abrigar a Arca.

Já a DANÇA do povo com o Bezerro de Ouro, envolvendo o consentimento de Aarão, foi feita na situação de manifestação de maior paganismo popular, na solene ocasião de entrega das Tábuas dos 10 Mandamentos por Deus, quando se aguardava a descida de Moises do Monte Sinai.

Uma reflexão básica sobre as situações bíblicas supracitadas me leva a uma conclusão prática de que o estravasamento das emoções humanas (através da dança) tem limite no lugar que lhe seja apropriado, mas terminantemente não pode ser dentro da igreja. 

Passagens Bíblicas:

1) II Samuel, 6 (14 - 16):

14. David dançava com todo o entusiasmo diante de Javé e vestia um efod de linho. 15. Deste modo, David e toda a casa de Israel transportaram a arca de Javé, com aclamações e toques de trombeta. 16. Quando a arca de Javé entrou na cidade de David, Micol, filha de Saul, estava a olhar pela janela e viu o rei David saltando e dançando diante de Javé; por isso, desprezou-o no seu íntimo.

2) Êxodo 32 (17 - 21):

17. Ouvindo o barulho que o povo fazia com suas aclamações, Josué disse a Moisés: “Há gritos de guerra no acampamento!” 18. “Não, respondeu Moisés, não são gritos de vitória, nem gritos de derrota: o que ouço são cantos.” 19.Aproximando-se do acampamento, viu o bezerro e as danças. Sua cólera se inflamou, arrojou de suas mãos as tábuas e quebrou-as ao pé da montanha. 20.Em seguida, tomando o bezerro que tinham feito, queimou-o e esmagou-o até reduzi-lo a pó, que lançou na água e a deu de beber aos israelitas. 21.Moisés disse a Aarão: “Que te fez este povo para que tenhas atraído sobre ele um tão grande pecado?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário