Minha lista de blogs

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

João Paulo II e a Inculturação (Dança Liturgica)

João Paulo II
Discursos do Santo Padre aos Bispos brasileiros
por ocasião da visita ad limina Apostolorum
(1995 – 1996)
 
"Salta, porém, à vista que se estaria distanciando da finalidade específica da evangelização acentuar um destes elementos formadores da cultura brasileira, isolá-lo deste processo interativo tão enriquecedor, de modo quase a se tornar necessária a criação de uma nova liturgia própria para as pessoas de raça negra. Mais ainda, quando se pretende dar a tal rito litúrgico uma apresentação externa e uma estruturação — tanto nas vestes, como na linguagem, no canto, nas cerimônias e objetos litúrgicos — que acabaram por assumir elementos provindos dos assim chamados cultos afro-brasileiros, sem a rigorosa aplicação de um discernimento sério e profundo acerca da sua compatibilidade com a Verdade revelada por Jesus Cristo.
Assim, por exemplo, é preciso manter uma adequada e prudente vigilância em certos ritos que inspiram a aproximação do augusto Mistério Trinitário ao panteão dos espíritos e divindades dos cultos africanos, chegando-se mesmo, em certos casos, a modificar as fórmulas sacramentais em sua referência Trinitária; mais ainda, deve-se assinalar, corrigindo oportunamente, a introdução no rito sacramental católico — a Santa Missa, mas também em outros sacramentos — de ritos, cantos e objetos pertencentes explicitamente ao universo dos cultos afro-brasileiros. Faz-se necessária e urgente uma corajosa vigilância dos Bispos para a solerte e imediata correção de tais excessos, sempre que eles se manifestem.
A Igreja Católica tributa um sincero respeito em relação aos cultos afro-brasileiros, mas considera nocivo o relativismo concreto de uma prática comum de ambos ou de uma mistura entre eles, como se tivessem o mesmo valor, pondo em perigo a identidade da fé cristã católica. Ela se sente no dever de afirmar que o sincretismo é danoso ali onde a verdade do rito cristão e a expressão da fé podem facilmente ser comprometidas aos olhos dos fiéis, em detrimento de uma autêntica evangelização".

Nenhum comentário:

Postar um comentário