Minha lista de blogs

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MARIA mudou na Anunciação o EVA em AVE

Adão tinha escalado a montanha da soberba; o Filho de Deus quis descer ao vale da humildade e encontrou um vale para o qual desceu. Onde se encontra ele? Não em ti, Eva, mãe do nosso mal, não em ti - mas na bem-aventurada Maria.

Ela é realmente este vale de Hébron, devido à sua humildade e à sua força. Ela é forte devido à sua participação na Força na qual está escrito: "O Senhor é forte e poderoso" (Sl 24,8). Ela é a mulher virtuosa e forte que Salomão desejava: "Uma mulher talentosa, virtuosa, quem poderá encontrá-la?" (Prov 31,10). 

Eva, apesar de criada no paraíso, sem corrupção e sem mancha, sem enfermidade nem dor, revelou-se tão fraca e insegura. "Quem encontrará, pois, a mulher virtuosa?" Podemos encontrá-la nesta terra de miséria, uma vez que não a pudemos encontrar na beatitude do paraíso?...

Hoje, Deus Pai encontrou essa mulher, para santificá-la; o Filho encontrou-a, para nela habitar; o Espírito Santo encontrou-a, para a iluminar... E o anjo encontrou-a, para saudá-la assim: "Ave, ó cheia de graça, o Senhor está contigo."

Ei-la, a mulher virtuosa, aquela em quem a ponderação substitui a curiosidade, em quem a humildade elimina toda a vaidade, em quem a virgindade liberta de toda a voluptuosidade.

Santo Aelred de Rievaulx (1109-1167), Monge cisterciens

Nenhum comentário:

Postar um comentário