Minha lista de blogs

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Dança Litúrgica !!!

        de: swytz jose silva tavares swytztavares@ig.com.br
     para: arcebispo@arquidiocesedefortaleza.org.br
        cc: bigsales@terra.com.br, pe_abel@hotmail.com,
                             curia@arquidiocesedefortaleza.org.br
     data: 4 de janeiro de 2012 10:49
assunto: Dança Liturgica !!! (enviado por ig.com.br)

Sr. Arcebispo de Fortaleza,

Dirijo-me respeitosamente à V. Exa. Revma., reconhecendo-o verdadeiramente como representante legal do santo poder divino nesta Arquidiocese, bem como tomado por responsabilidade e zelo que cabe a um simples fiel leigo à nossa tão amada e sofrida igreja de Cristo JESUS, que sempre trafega aparentemente frágil em meio ao cotidiano dos desafios dinâmicos do mundo.

Venho, referenciando a Instrução Redemptionis Sacramentum (arts. 183 e 184) e Código de Direito Canônico (Cân. 212, § 2 e § 3), exprimir minha profunda tristeza e suplicar humildemente a supressão do tópico "Dança Litúrgica" do Curso de Extensão sobre "Liturgia" que atualmente está sendo ofertado na grade curricular de 2012, pela Faculdade Católica de Fortaleza através de sua Escola de Pastoral Catequética - ESPAC.

Creio que tal instrução está sendo a causa das frequentes "apresentações teatral-litúrgicas" que vem sendo crescentemente empregadas por várias igrejas de Fortaleza, principalmente durante a Sancta Missa (evangelho e consagração eucarística), como se não bastasse ora o repertório mundano-sentimental ora o incômodo do toque de baterias e guitarras durante a missa, que desconcentram e escandalizam vários fiéis devido as atitudes de irreverência que acompanham tais ações irregulares.

Pelo que entendo, acredito que o referido fato, inclusive, vem de encontro à solicitação da "Reforma da reforma" atualmente requerida pelo Santo Papa, justamente em obediência ao Concílio Vaticano II, que nunca suspendeu o LATIN e nem o CANTUS GREGORIANUS na liturgia, e aproveito o ensejo para pedir um Plano de Ação preventivo e proativo neste sentido.

Faço votos que V. Exma. Revma. entenda tal zelo pela casa de Deus, como um excesso e não como alvitre a vossa pessoa, nossa maior autoridade local de Cristo.

Humildemente me despeço,

servo de Deus e vosso !!!
Swytz Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário